Amargura, o amor cura! por Imoni Marinho
"Não me chameis Noemi, chamai-me de Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso." (Rute 1.20b)
São muitas as passagens que encontramos na Bíblia de pessoas com a amargura de coração, gostaria de falar em especial de somente duas, a amargura de Noemi e a amargura do rei Davi, o homem segundo o coração de Deus.
Noemi, significa agradável. Nos dias da antiguidade, os nomes tinham significados especiais. Os nomes antigos tinham relação com as circunstâncias do nascimento, do local, da aparência da criança, etc. Às vezes, o nome relacionava-se com o futuro da criança. Muitas vezes, o nome representava a personalidade do indivíduo. Assim, o nome da pessoa era algo muito importante, digno de honra, pois representava o caráter do indivíduo, isto é, o próprio indivíduo. Devido a esse conceito Noemi lamentou-se pois sua vida não era mais agradável, mas sim, carregadas de dores, de dias maus. Podemos imaginar a felicidade daquela moça que casou-se e foi agraciada por Deus com dois meninos, ser mãe de menino naquele época era a garantia de uma aposentadoria, um futuro seguro, porém toda aquela graça acabou quando ela perdeu no decorrer dos anos seu esposo e seus filhos. Diante das circunstâncias ela se amargurou, se angustiou, se entristeceu... Noemi perdeu a graça, perdeu a esperança.
O rei Davi também passou por um momento assim:
"Quando o meu coração estava amargurado
e no íntimo eu sentia inveja" (Sl 73:20)
A palavra amargura tem alguns significados, são eles:
padecimento moral, aflição, angústia, tristeza, característica de severo, áspero, azedume...
Ela tem seus estágios, no princípio ela é essa dor, aflição, angústia, tristeza, foi isso que Noemi sentiu. Esse estágio por pior que seja ele não nos afasta de Deus, muito pelo contrário, ele nos aproxima. Porém, a amargura não tratada se torna azedume, nos torna pessoas ásperas, invejosas e severas, Davi é um exemplo disso. Todos nós passamos por isso, alguns como Noemi conseguem evitar que essa amargura crie raiz, outros como Davi passarão por um período maior de dor e um por processo de cura. O bom é saber que em todas as etapas Deus está conosco, sejamos "Noemis" ou sejamos "Davis".
O que nos revela o estágio que está a amargura é a observação do nosso comportamento. Noemi mesmo sentindo-se amargurada foi amiga e conselheira sábia de Rute sua fiel nora. Há de salientar aqui que a Palavra de Deus nos diz que:" Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante." (Ec 4.9-12), a história de Noemi nos mostra isso, Rute lhe ajudou, ela foi um instrumento de bondade e misericórdia de Deus para com Noemi, mesmo quando Noemi se queixou de sua amargura, Rute não a criticou, porém lhe ajudou a encontrar consolo. Olhando para Davi, não vemos ninguém ao seu lado, cuidando e consolando, até que um dia ele se volta para Deus.
Como todo mal a amargura tem cura e Davi nos mostra o caminho.
Quando o meu coração estava amargurado
e no íntimo eu sentia inveja,
agi como insensato e ignorante;
minha atitude para contigo
era a de um animal irracional.
Contudo, sempre estou contigo;
tomas a minha mão direita e me susténs.
Tu me diriges com o teu conselho,
e depois me receberás com honras.
A quem tenho nos céus senão a ti?
E, na terra, nada mais desejo
além de estar junto a ti.
O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.
Salmo 73:20-26
Para alcançarmos a cura, devemos percorrer o caminho que Davi percorreu e são eles:
1. Examinar a si mesmo e confessar:
Quando o meu coração estava amargurado
e no íntimo eu sentia inveja,
agi como insensato e ignorante;
minha atitude para contigo
era a de um animal irracional.
2. Clamar a Deus por socorro:
Contudo, sempre estou contigo;
tomas a minha mão direita e me susténs.
Tu me diriges com o teu conselho,
3. Confiar na graça perdoadora e restauradora de Deus:
O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.
Deus está sempre conosco, nós é que esquecemos dEle, a amargura nos faz sentir uma distância imensa entre nós e Deus, mas quero terminar esse texto com um versículo especial:
"Pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas." 1 João 3.20
Martinho Lutero diz o seguinte a respeito desse versículo:
Se te repreende a indolência da vida, ainda assim não desesperarás. Pois a essência do evangelho é que creias e tenhas esperança. Embora devamos considerar indignos, é mister que aceitemos a graça oferecida e o evangelho. Ainda que a nossa consciência nos torne pusilânimes e apresente Deus como irado, "Deus é maior que o nosso coração". A consciência é só uma gotinha; o Deus reconciliado é um mar de consolo.É preciso vencer o temor da consciência ou o desespero, embora isso seja difícil. Trata-se de uma grande e dulcíssima promessa: se o nosso coração nos acusar, Deus é maior do que o nosso coração " e conhece todas as coisas".
Não importa o quanto o nosso coração está amargurado, se temos uma Rute ao nosso lado ou não, lembremo-nos de que nosso Deus é Emanuel, o Deus Conosco, e ainda que o nosso coração esteja repleto de dor, Deus o curará, com o bálsamo da sua Palavra, é só não desistir, é só continuar em fé e Deus nos conduzirá a cura e restauração.
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos conduza a sua paz!
Imoni Marinho

0 Comentários